MIXTAPE DEPREDANDO #11: ANDRÉ ZP

depredando 11

Antes tarde do que nunca! E a mixtape da semana, excepcionalmente na segunda-feira, traz mais uma vez um convidado especialíssimo. Já falei aqui no blog sobre o que creio ter sido a minha melhor descoberta musical nesse ano: o Palace Hotel. E o projeto é obra de André ZP, que ainda é responsável pelo eletrônico Pulselooper, música feita com Game Boys, com o qual já tocou em praças como Nova York e Berlim. A seleção do cara é praticamente toda feita em volta de uma pessoa: Brian Eno, com faixas compostas ou produzidas por ele. Sensacional.

MIXTAPE DEPREDANDO #10: SOUND & VISION

depredando10

Hoje é muito comum ver circulando por aí roupas de bandas, livros, séries e coisas ligadas à cultura alternativa. Diria que ser alternativo hoje em dia não é mais tão alternativo assim. Algo que antigamente servia como resistência à caretice geral da sociedade e funcionava como força motriz e embrião de evolução do pensamento, hoje é vestido e utilizado por quem só quer ostentar (indie ostentação?) um status e nada mais. Basta ver o tanto de marcas ditas alternativas com desenhos bregas e pensamento do século 19 por aí. A própria música anda chata, politicamente correta com seus violãozinhos, palminhas e ukuleles que pregam um sentimentalismo sem conteúdo. Mas vem do sul do país, mais especificamente de Porto Alegre, uma marca que continua, por opção, preferindo ficar à margem de tudo isso. A Sound & Vision tem um site propositalmente tosco, um tom cínico e pessoal em suas postagens no Facebook e Twitter e um mascote (Batiminha, o super-gato real) que é quase tão famoso quanto a própria marca. Tudo isso é construído há mais de 10 anos por Patrick Magalhães, faz-tudo por trás da pequena empresa e quem fez a seleção porrada dessa semana. Demorou, mas taí. Morte ao indie fofinho.

MIXTAPE DEPREDANDO #7: SCREAM & YELL

depredando 7 scream

Sexta é dia de mixtape, vocês sabem. E desde a semana passada elas começaram a ser feitas por convidados, pessoas que eu respeito e admiro. O Fernando Augusto Lopes, editor do Floga-se foi o primeiro e você pode escutar as escolhas dele aqui.

Hoje o convidado também é especial: Marcelo Costa, editor de um dos mais antigos e, sem dúvida alguma, melhores sites sobre música e cultura pop, o Scream & Yell. Além do site, Mac contribui com diversas publicações nacionais como a Rolling Stone e a GQ. Cervejeiro profissional e viajante assíduo, também possui um blog onde conta experiências pessoais e dá dicas (e que eu costumo visitar assiduamente), o Calmantes com Champagne. É um dos caras mais simpáticos e inteligentes que já tive o prazer de conhecer. Sentar com ele numa mesa de bar é sempre passar por uma aula incrível sobre jornalismo, música, cultura e, por que não, vida. Sem muita enrolação, vamos às escolhas dele no player abaixo. São quase todas músicas lançadas esse ano.

MIXTAPE DEPRENDANDO #6: FLOGA-SE

depredando 6

Sexta volta a ser dia de mixtape! E a partir dessa edição, toda semana convidarei alguém cuja opinião é de alguma forma relevante pra mim. Na estreia, nada mais justo que convidar um dos caras que eu mais me ensinaram sobre música na vida e editor e faz-quase-tudo de um dos melhores sites sobre música do país: Fernando Augusto Lopes do Floga-se. E se você não conhece o Floga-se, meu amigo, eu acho que você está perdendo tempo. Sem mais delongas, vamos à seleção.

MIXTAPE DEPREDANDO #6: FLOGA-SE by João Vitor Medeiros on Grooveshark

MIXTAPE DEPREDANDO #4

depredando4-

Sexta-feira é dia de mixtape e mesmo viajando e sem tempo nessa semana não podia deixar de fazer um dos posts que mais gosto. Não sei se muitas pessoas tem escutado as compilações que faço aqui, mas eu gosto de pensar que pelo menos algumas tem descoberto boas bandas ou relembrado de coisas que não ouvia há tempos. Músicas estranhas, escolhidas por uma pessoa estranha para pessoas estranhas. Então segue a seleção dessa semana e espero que gostem:

 

MIXTAPE DEPREDANDO #4 by João Vitor Medeiros on Grooveshark Quer sugerir músicas pra mixtape da próxima semana? Mande pelo twitter pra @indiedadepre.

MIXTAPE DEPREDANDO #3

depredando3- (1)
 
Sexta vocês já sabem, é dia de mixtape! Músicas estranhas, escolhidas por uma pessoa estranha para pessoas estranhas. Nessa semana tem Tame Impala e sua psicodelia, Thurston Moore e seu Sonic Youth em duas faixas diferentes, separadas por quase 30 anos de diferença, a música sexy do Massive Attack, algumas coisas menos conhecidas que eu gosto e muito mais. Então não perde tempo e dá play.
 

MIXTAPE DEPREDANDO #3 by João Vitor Medeiros on Grooveshark Quer enviar sugestões pra mixtape da semana que vem? Só mandar pelo twitter pra @indiedadepre.

MIXTAPE DEPREDANDO #2

depredando2-

Sexta é dia de mixtape por aqui! Músicas estranhas, feitas por uma pessoa estranha para pessoas estranhas. Tem coisa nova do Queens of the Stone Age, bandas mais obscuras e coisas de outras décadas. Cat Power, Vaccines, Explosions in the Sky e Brendan Benson tocam no Brasil nessa semana e aparecem também por aqui. Então, é só dar play e se divertir, escutando grandes bandas e fazendo boas descobertas.

 

MIXTAPE DEPREDANDO #2 by João Vitor Medeiros on GroovesharkQuer sugerir uma música pra próxima mixtape? Mande no twitter pra @indiedadepre.

MIXTAPE DEPREDANDO #1

depredando 1

Sexta-feira, dia mundial do amor em ato imposto pelo The Cure. E pra comemorar esse que deve ser o dia preferido de 90% das pessoas, toda semana aqui no Depredar vai rolar a MIXTAPE DEPREDANDO. São 15 músicas com coisas novas, coisas velhas e principalmente coisas estranhas.

Músicas estranhas, organizadas por uma pessoa estranha para pessoas estranhas. Dá play na NÚMERO 1:

Quer sugerir músicas pra mixtape da semana que vem? Só mandar pra mim no twitter em @indiedadepre.