BEGIN TYPING YOUR SEARCH ABOVE AND PRESS RETURN TO SEARCH. PRESS ESC TO CANCEL

The Breeders em São Paulo: Kim Deal vai muito bem, obrigada

Foto por Fabrício Vianna/ Popload
Foto por Fabrício Vianna/ Popload

Há cerca de um mês o Pixies oficializou a saída de Kim Deal da banda em comunicado pouco esclarecedor no site oficial. Assinado pelos integrantes restantes, a nota agradecia à baixista e desejava sorte, como ocorre de praxe nessas ocasiões. Dias depois a seminal banda lançou uma nova música, a primeira em 9 anos e aumentou ainda mais os rumores de novo disco. Deal, que sempre foi claramente contra a gravação de material novo em entrevistas, parecia ter um motivo claro para deixar o grupo.

Outro motivo, porém, parecia estar estampado nos sorrisos que ela distribuiu sobre o palco do Cine Joia ontem em mais uma edição do Popload Gig, dessa vez estrelado pelo Breeders. Junto à irmã gêmea Kelley, ao baterista Jim MacPherson, a multi-instrumentista Carrie Bradley e a baixista Josephine Wiggs, Kim reuniu a formação clássica do conjunto para mais uma apresentação da turnê mundial em comemoração aos 20 anos do lançamento de Last Splash, álbum mais aclamado da banda.

Foto por Fabrício Vianna/ Popload
Foto por Fabrício Vianna/ Popload

Com a casa lotada à revelia do frio absurdo que tomava conta de São Paulo e a banda absolutamente confortável, uma a uma as músicas do disco de 1992 foram executadas de forma perfeita. O público vibrava e interagia com os integrantes que, excetuando-se a imóvel e sisuda Josephine Wiggs, respondia com grande simpatia.

Na primeira parte da apresentação os singles Divine Hammer e a clássica Cannonball foram as canções mais celebradas. A atmosfera que transita entre a calma e o ruído de Last Splash tomava conta do Joia e o sistema de som, que melhorou muito nos últimos tempos, contribuía bastante. Em Flipside as irmãs ensaiaram uma dancinha que emulava braçadas em alto mar. Kelley parecia ser a queridinha da plateia que gritou seu nome por diversas vezes e foi à loucura quando ela assumiu os vocais em I Just Want to Ger Along. Após 15 canções e finalizando com a barulhenta e curta reprise de Roi os membros deixaram o palco.

No primeiro bis covers de Guided By Voices (Shocker in Gloomtown, presente no EP Head to Toe) e Beatles (Happiness is a Warm Gun) se misturaram a faixas de outros lançamentos do Breeders, como Pod e o EP Safari, cuja faixa-título foi bastante comemorada. Os americanos ainda voltaram para mais um bis que teve Iris e Hellbound. Ao fim do show, Kelley Deal permaneceu solícita por um bom tempo no palco autografando material dos fãs e mostrando-se um tanto carinhosa.

A sensação que ficou é que o Breeders continua bem, duas décadas depois do lançamento do seu melhor disco. Eles não são mais tão jovens, assim como também não era a grande maioria dos presentes, mas continuam se divertindo e fazendo um show indispensável para quem é fã da produção musical dos anos 90. E se havia alguma dúvida sobre Kim Deal após a saída do Pixies, ela está muito bem, obrigada.

 

Foto por Fabrício Vianna/ Popload
Foto por Fabrício Vianna/ Popload

Setlist:

New Year

Cannonball

Invisible Man

No Aloha

Roi

Do You Love me Now?

Flipside

I Just Wanna Get Along

Mad Lucas

Divine Hammer

SOS

Hag

Saints

Drivin’ on 9

Roi Reprise

 

Encore 1:

Shocker in Gloomtown (Guided by Voices cover)

Head to toe

Happiness is a Warm Gun (Beatles Cover)

Safari

Opened

Oh!

Limehouse

 

Encore 2:

Iris

Hellbound

 

 

0 Comments

Leave a comment