“O Sonho de Greta”: tudo que o Wes Anderson queria ser mas não é

41Shares

É, eu não gosto de Wes Anderson. Esteticamente lindo, dolorosamente superficial. Assistir a um filme dele é como cair numa página de Tumblr de um adolescente que acredita ter as maiores dores do mundo porque a menina que ele gosta considera ele apenas um amigo.

Mas eu não sou crítica de cinema – essa é só a minha amadoríssima opinião.

O premiado “O Sonho de Greta”, estreia da australiana Rosemary Myers, é tudo que Wes Anderson queria ser: lindo, profundo, carregado de piadas internas e cheio de metáforas. O jornal The Guardian definiu o filme como uma história sensorial sobre o começo da adolescência que é o equivalente cinematográfico de cafeína misturada com LSD e confeitado em um bolo de aniversário.

Dos detalhes engraçadinhos – o cenário como indicativo de mudanças de tempo, a festa de aniversário da protagonista acontecendo no dia 31 de Fevereiro – até a estética retro e a quebra constante da quarta barreira: tudo contribui pra história e está lá com uma função. Nada é gratuito. A atuação é maravilhosa, a escolha das máscaras feitas à mão (no lugar de possíveis efeitos especiais) é genial e a mensagem do filme é clara: crescer não é fácil.

Bullying, a dificuldade de fazer amigos (é impressionante como isso parece caso de vida ou morte na infância e adolescência), a necessidade de ser aceito, os impulsos românticos, a confusão emocional, o se desfazer da criança e aceitar uma fase diferente da vida, a dinâmica familiar, e principalmente: o medo de crescer. Todos os dramas dessa época estão retratados com delicadeza e de forma certeira.

O filme é doce, engraçado e reconta um momento da vida de todo mundo de forma fresca e original – mesmo com as comparações com Wes Anderson, que são óbvias no cinema e, fora dele, encontradas em todas as resenhas. Mas o filme não é o que se espera se caímos nessa comparação: ele vai muito além, mergulhando em surrealismo, boas metáforas, diálogos inteligentes e uma hora e meia muito gostosas.

41Shares

Related Stories